segunda-feira, 25 de maio de 2015

Sobre Orçamento de Festas!

Xiii.... Assunto delicado! rsrs

Hoje vou falar aqui no blog sobre o carro-chefe da Tia Coruja Fotografia, as Coberturas de Festas Infantis!
Quando iniciei meus trabalhos com fotografia, há 4 anos atrás, era apenas uma mãe-fotógrafa-amadora que amava realizar fotografias dos momentos familiares. Sempre foi assim...
Mas eu sabia que a partir daquele momento, a responsabilidade era muito maior.
A dedicação e a experiência - mesmo as poucas experiências de início - foram fundamentais para que o meu trabalho crescesse e ganhasse a confiança das pessoas. E hoje, mais de 100 festas depois, me sinto absolutamente em casa! É muito confortável estar no meio da criançada, correr, brincar, sorrir... Amo demais mesmo!
Essa minha experiência com o mundo festivo leva algumas mães a me sondarem sobre buffets, decoradores, recreadores, doceria, lembrancinhas, etc... É algo muito comum!
E eu tenho sempre uma listinha de profissionais da minha absoluta confiança, da qual sou inclusive cliente... Todos os gostos e bolsos, sempre!
Mas como colocar tudo isso dentro de um orçamento tão apertado? E a Tia Coruja, onde entra?
Hoje eu tenho clientes que já me preparam no ano anterior: "Lu, já reserva pro ano que vem!".
Alguns, acabam deixando pra cima da hora e infelizmente, não é sempre que tenho data.
Vocês não fazem ideia do que eu fico triste quando isso acontece... É de doer o coração!

Mas é possível organizar tudo sim! Claro que é...
É que essa dinâmica às vezes não faz parte do dia a dia das pessoas, e alguns, por falta de orientação ou informação mesmo, acabam sofrendo um pouquinho nesse processo todo. Falo como mãe, de cadeira! ;)

Antes de querer vender o meu peixe, vamos deixar claro: eu vou falar a verdade! rsrs
Vamos lá!

1 - Pelo menos 4 meses antes já pense à respeito do que poderá ser feito na comemoração. É fato que hoje em dia uma festividade tem um alto custo. Mesmo um bolinho em casa às vezes pode nos custar o que não esperamos. Por isso a opção de festas em Salões de condomínio, no quintal de casa ou coisa do gênero, são ótimas! Acredito que assim a festividade pode até ganhar a carinha da família e ser algo mais personalizado. No entanto, tem famílias que não teriam tempo para planejar uma festinha sozinhos e optam pela facilidade oferecida pelos Buffets Infantis. Só que: 4 horinhas em um buffet mediano de São Paulo está em torno de 5 mil reais! Mediano, tá gente? Comidinha simples, quando não é ruim! Se procurar acha até mais barato, mas preciso dizer que a qualidade cai bastante! Os buffets legais estão de 8 mil à 15 mil. O céu é o limite pra esse pessoal... rsrs. Mas entendo que o investimento deles seja alto realmente. E também preciso dizer que a parte de comidinhas de alguns desses tem um lugar especial no meu coração. Demais! Mas e aí? Sua família valoriza isso? É a deixa para o próximo tópico...

2 - O que é importante para a sua família? Existem famílias que gostam de comer bem. Outras, já vão priorizar a diversão da garotada, e tudo bem comer macarrão com duas opções de molho e cachorro quente quase sempre frio. Eu mesmo comeria rindo, apesar de saber apreciar uma boa comida! Mas o que eu não abro mão? Festa sem hora pra acabar, boa comida e bebida, em um local onde as crianças possam se divertir! Gosto de ter uma mesinha decorada bem fofa, e sempre penso em comidinhas pra eles! E AMO pensar e planejar a festinha... Então, o que cabe perfeitamente nisso é realmente a opção de festa no salão. Seja no salão ou no buffet, você vai precisar de um pouco de cuidado para...

3 - Escolher quanto investir! Sim, claro que é investimento! O retorno não é financeiro. É muito maior do que isso: é um dia memorável, pra lembrar pra sempre! E é aí que entra a Tia Coruja Fotografia: realizar as fotografias que irão contar a história daquele dia para essas e outras gerações. Já pensaram no impacto disso? Lindo, né?
Mas voltando... Festinha ou Festão, Salão ou Buffet! Onde economizar? Por onde podemos iniciar os cortes?

4 - Eu começaria pelas lembrancinhas. A gente sempre pensa maior do que o necessário! E a verdade seja dita: o que você faz com uma lembrancinha quando chega de um aniversário? Não é a coisa mais importante do mundo pra ninguém, essa que é a verdade! Eu guardo com carinho e tal, mas fico me perguntando o que os pais deixaram de fazer para pagar aquela lembrança... E sabe! Lembracinha? Invista em brinquedos, recreação, shows, boa comida, boa bebida... Esses sim são grandes responsáveis pelas boas lembranças que seus convidados terão da festa! E hoje existem opções super legais e mais baratas, onde algumas podem até fazer parte da brincadeira, como os mini-quadrinhos pintados à mão pelas crianças - esses moram no meu coração também! Segundo corte: pensar melhor sobre a decoração. Se você for fazer sozinho, corre o risco de gastar mais do que um profissional, eu tenho CERTEZA! rs Falo de cadeira! Às vezes sai muito mais barato você contratar alguém que vai ser super criativo e gastar na medida certa, do que gastar com coisas que às vezes não ficarão boas e outras vezes nem serão usadas. Com essa diferença, você paga o serviço da decoradora, economiza e ainda tem uma festa super gracinha! Terceiro corte: meu tipo no pé... Álbuns! Os Álbuns da Tia Coruja são aqueles que você vai guardar pra vida toda com impressões de qualidade. E pra isso não tem mágica, é caro realmente! Só que preciso dizer: foto boa é foto impressa! Maaasssss.... Não tem mais de onde tirar? Aconselho fazer depois. Alguns fotógrafos até interpretam como sendo venda casada a que alguns profissionais condicionam a venda de um serviço à contratação de Álbum. Não estou certa disso, mas eu, Luana, não faço isso porque não acho justo com o cliente. Hoje trabalho com fotografia digital e esse é o meu produto: imagens que o cliente pode imprimir onde e quando quiser! Então não vejo sentido condicionar o meu trabalho ao que seria somente uma das muitas alternativas que existem no mercado para "colocar" essa história no papel. É que com certeza essa cultura de álbuns beneficia alguém. Aliás, não é novidade que seja assim! Mas, é legal oferecer opções, e ofereço 3 tamanhos diferentes de Álbuns, e um modelinho de Álbum artesanal, com fotos intercaladas com papel de seda, como era antigamente, lembram? Uma graça...
Mas é um investimento que às vezes não entra com facilidade do orçamento... Importante é ter uma cobertura fotográfica de qualidade! Penso até que, cortando gastos inúteis do orçamento da festa, a cliente pode garantir uma cobertura fotográfica de excelente qualidade! E não tem comparação: Lembrancinhas X Fotografia? Não dá, né? rsrsrs
Então, a cliente não abre mão da Tia Coruja para a Cobertura Fotografica, mas com a grana do Álbum, naquele momento, ela poderia contratar a recreação! Acho a substituição muito válida... Só não deixem de fazer um Álbum depois, heim? E não esqueça de espalhar esse momento lindo pelas estantes da casa! :)

Uma dica extra: você pode economizar nas comidinhas preparando as entradas dos seus convidados. Em uma busca rápida na internet você também acha um monte de coisinhas gostosas para as crianças, que vão substituir com louvor essas barraquinhas de pizza e cachorro-quente! De cambuquinha de milho à palitinhos com frutas! Muita coisinha legal, mais barato, fácil de fazer e o melhor: saudável!

Pra garantir a Tia Coruja, não esqueça: alguns meses de antecedência pra garantir a data e facilidade na forma de pagamento. E à partir de junho, cliente fidelizado tem descontinho pra sempre e ainda participa de promocionais exclusivos, só pra clientes! :-)

E aí, ajudou?
Espero de verdade que sim...
E não tenham dúvidas! Seja você festeiro ou não, amante de grandes comemorações ou não: o sorriso deles é incomparável, inesquescível e eterno. Vale, e vale muito! ;)

Vejam um pouquinho dos melhores momentos de algumas festas onde a Tia Coruja Fotografia esteve. Espero que curtam e que a gente se conheça em breve.. ;)

Beijo!
Luana Braga.
TCF.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário